
A LITOSFERA E A DINÂMICA DO RELEVO
A Terra é um planeta ativo. Tanto em suas camadas mais internas quanto em suas porções externas, nada é estático. Essa dinâmica da Terra lhe confere as diferentes feições que possui atualmente, e continua transformando o seu relevo. As erupções vulcânicas e os terremotos são alguns exemplos desse processo.
O estudo sobre como a Terra se formou e as transformações pelas quais vem passando é nosso foco nesta série. Também vamos estudar a composição e a estrutura interna do nosso planeta, de que maneira a dinâmica externa atuam para modelar o relevo terrestre, e qual é o papel da ação do ser humano nesse arranjo.
Terra: Planeta em Transformação
Desde a sua formação, o nosso planeta já passou por grandes mudanças decorrentes de processos e fenômenos naturais, ocorridos ao longo de milhões de anos.
Alguns desses fenômenos naturais são facilmente percebidos, como os intensos terremotos que sacodem a crosta terrestre e as grandes erupções vulcânicas que lançam lavas na superfície do planeta, capazes de causar transformações repentinas e significativas nas paisagens terrestres.
Várias outras transformações, ao contrário, são provocadas por processos naturais que atuam continuamente desde épocas muito remotas. Durante milhões de anos, por exemplo, as forças provenientes do interior do planeta criaram grandes cordilheiras de montanhas; Já as forças externas como as das chuvas e dos ventos, atuam permanentemente na superfície, modelando diferentes aspectos do relevo terrestre. Alguns desses processos, no entanto, ocorrem tão lentamente, que são perceptíveis apenas depois de muitos anos.
Todas as grandes transformações naturais ocorridas desde a formação da Terra fazem parte da sua história geológica, iniciada há alguns bilhões de anos.
A Formação e Evolução da Terra
Ao se formar, a Terra era extremamente quente. Os elementos mais pesados existentes no planeta, como ferro e níquel, migraram para o seu interior formando o núcleo. Os materiais mais leves flutuavam em sua superfície incandescente. Os gases gerados pelo impacto dos materiais que colidiam com a Terra eram retidos à sua volta pela força da gravidade, originando uma atmosfera primitiva.
Ao longo de milhares de anos, a Terra foi lentamente se esfriando. Há cerca de 4 bilhões de anos, a superfície do planeta começou a enrijecer, dando início à formação da sua crosta, constituída, em seus primórdios por blocos rochosos, embriões dos primeiros continentes.
Com o esfriamento, a crosta terrestre se tornou mais espessa e uma grande quantidade de gases e vapores foi lançada do seu interior por intensas e ininterruptas erupções vulcânicas. Os gases e vapores se condensaram, se transformando em chuvas que caíram durante muito tempo sobre a superfície, dando origem aos primeiros oceanos. Há cerca de 3,5 bilhões de anos, o planeta já possuía uma crosta litosférica, os primeiros oceanos e uma atmosfera primitiva.
A Tabela do Tempo Geológico
Os principais eventos da história geológica da Terra, ocorridos ao longo de bilhões de anos, estão agrupados em um período de tempo denominado éon. Os éons são subdivididos em eras que, por sua vez, são subdivididas em períodos, que se subdividem em épocas. A tabela abaixo representa a ordem em que ocorreram alguns dos principais desses eventos.
Quando comparamos a longa história geológica da Terra ao período de 365 dias do nosso calendário, podemos ter uma ideia da dimensão de cada uma das grandes eras geológicas.
Assista a explicação desse texto no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=RZWPGUTBWV0
Atividades: https://tdgeografia.wixsite.com/professorbruno/a-litosfera-e-a-dinamica-do-relevo

